Jaja Lula da Silva e Mauro Vieira /Fotos: Reprodução e Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
Se o MAM já é um dos pontos mais visitados do Rio, imagina depois das obras! A primeira parte será entregue nesta quarta (30/10), às 15h, em cerimônia com Eduardo Paes, a primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira. O museu vai receber a cúpula do G20 em novembro, e o Governo Federal assumirá a administração até o fim da conferência. É a maior revitalização da região do Parque do Flamengo nos últimos 25 anos e abrange mais de 100 mil m², com reformas nas áreas internas do museu e no entorno, incluindo a recomposição do paisagismo de Burle Marx — durante o trabalho de paisagismo, foram descobertos jardins escondidos, que haviam desaparecido após o crescimento da grama.
Até novembro, também serão recuperados o jardim suspenso, os três jardins aquáticos e os jardins do mezanino, criado um boulevard e reaberta uma antiga passagem de pedestres e ciclistas, conectando o Vivo Rio, o Aeroporto Santos Dumont e o museu. Também será ampliada a ciclovia, conectando as pistas do Parque do Flamengo à Avenida Rio Branco, incluindo novas placas de sinalização turística e identificação das espécies de árvores. Os lagos serão limpos e elementos do mobiliário urbano, como bancos, recuperados.
E, também pela primeira vez, o MAM vai receber o festival “Réveillon Maravilha”, com dois palcos e uma pista de dança, com atrações como Xande de Pilares, Jorge Aragão, L7NNON e Naldo. Os ingressos oferecem open bar, bufê com ceia e café da manhã a preços que variam de R$ 450 a R$ 650.